
Fotos Editadas – O que é? Para que serve?
Compartilhe
Em tempos de fotografia digital, muito se fala nas imagens “carregadas de photoshop” ou “imagens editadas” mas você sabe realmente o que seria isso? Neste post vou conversar um pouco sobre o tema e talvez derrube alguns mitos.
O processo de edição é um tema um tanto delicado, há os que defendem a entrega da fotografia “pura” e os que insistem na necessidade de ao menos uma “pré-editada”. Confesso que sou do segundo time e vou explicar o motivo.
Quando faço um enquadramento, quando vejo a luz, o ambiente. O que vejo na verdade são texturas, sombras, reflexos. Na hora que estou fotografando já imagino como posso melhorar essa imagem em uma edição. A minha fotografia não acaba no clique, apenas está começando.







Foto tirado da câmera. Um pouco de estouro e poucos detalhes

Foto com uma edição básica apenas para recuperar as cores estouradas
Os que pensam que edição fotográfica só começou a existir a partir do advento da fotografia digital estão completamente enganados. Manipular as imagens também era a função dos antigos laboratórios de revelação. Lá, de forma mecânica e com uso de produtos químicos, a fotografia se revelava nem sempre da forma como foi captada e se diferenciava de um local para o outro.
Mas o que seria essa edição fotográfica?
Editar uma fotografia nada mais é que você fazer o acabamento da sua imagem. Suavizar sombras (ou aumentar), corrigir luz, tirar elementos estranhos à composição por aí vai. A edição fotográfica funciona como uma assinatura do fotógrafo, motivo este que se faz desnecessária a crítica à edição de outros colegas. Há fotógrafos que são reconhecidos só no olhar de uma imagem captada e editadas por eles.

Ao apontar a câmera para fazer a fotografia eu já penso na edição. Aqui é como a foto saiu na câmera

Aqui já é a foto editada e como imaginei como ficaria pós edição
Há edições básicas onde se corrige a luz, ou seja, diminui o estouro da claridade ou atenua sombras de uma imagem mais escura. Também podemos remover objetos estranhos presentes na composição, olhos vermelhos e corrigir imperfeições temporárias de pele.
O limite da minha edição é não transformar minha modelo ou pessoa fotografada em outra totalmente diferente. Remover uma espinha, um ferimento ou outra marca temporária é válido. Mas sou contra em tirar pintas, emagrecer, remover características físicas. O motivo? Quando fotografo quero que a pessoa se sinta bem consigo, a beleza é subjetiva e “montar” totalmente alguém em qualquer processo de edição, na minha opinião, torna-se de péssimo gosto e desrespeitoso.





Uma edição mais agressiva. Muitos fios, muitas informações. Então a foto passou por um grande processo de edição

Foto editada e cortada para o objeto que interessava, o nosso pequeno de penas
Bem é isso que tenho para compartilhar, espero que tenham gostado e aceito sugestões de temas envolvendo meu mundo fotográfico.
Até mais pessoal!!!